Already registered ? Log in
Poço-Cisterna

Poço-Cisterna


Nos anos 80 do século XX foi descoberto um enorme poço, completamente entulhado, cuja existência era absolutamente desconhecida. Apesar da sua magnitude e evidente antiguidade (encontrava-se entulhado com materiais datados desde o período islâmico até ao século XVI, altura em que terá sido desactivado), não é conhecida qualquer referência nas fontes medievas à sua existência.

 

Com uma cronologia situada no finais do Séc. XII inicio do XIII, esta estrutura de construção Almoada, é escavada no substrato geológico atingindo os níveis freáticos que se encontram a cerca de 18m de profundidade. O espaço central é rodeado por uma galeria em espiral, formada por uma escadaria com cerca de 1,20m de largura e 2,20m de altura média, sendo coberta por abóbadas de tramos segmentados de perfil semicircular. O acesso à água poderia fazer-se desde a sua abertura superior, de forma circular e um diâmetro de 2,45m. Três janelas, com abóbadas também de perfil semicircular, são abertas no corpo central de modo a iluminar e ventilar a galeria. Toda a construção é feita com recurso ao grés de Silves, tal como todos os outros monumentos da cidade.

Infos techniques

Lat : 37.1893763Lng : -8.4383925
0 m
4 years

Storyguides nearby

Be the first to comment !

By going on your visit, you accept the use of cookies improving your navigation. Click here to know more. You can also refuse personalized ads.